Os 10 principais motivos pelos quais possuir sua própria aeronave é uma virada de jogo.
O Piper PA-46 define o padrão em sua classe para operações eficientes, valor e liberdade. A aeronave é movida por um único motor e tem capacidade para um piloto e cinco passageiros. Os desempenhos excepcionais, versatilidade operacional e registros comprovados de confiabilidade, tornam o PA-46 uma ótima perspectiva de propriedade para qualquer comprador.
Mas se você quiser comprar um, verá dois tipos no mercado, o Piper PA46 Meridian M500 e o Piper Jetprop DLX. Mas quais são as principais diferenças entre esses dois? Embora esses dois modelos sejam singularmente excepcionais, existem algumas diferenças importantes.
Meridian vs Jetprop: semelhanças
O Piper Jetprop foi introduzido no final dos anos 1990 e foi um sucesso comercial. Este modelo é, na verdade, o resultado da instalação de um Certificado de Tipo Suplementar ou “STC” (documento emitido pela FAA confirmando a autorização para modificar uma aeronave ou equipamento de aeronave) que se aplica à versão a pistão do PA-46 (Piper Malibu ou Piper Malibu Mirage). A modificação consiste basicamente na substituição do Motor, juntamente com a maior parte do compartimento do grupo moto-propulsor pois ali é instalado o motor turboélice Pratt & Whitney PT6 . O resultado é um aumento no nível de voo e na velocidade.
O desempenho excepcional do Jetprop motivou a Piper Aircraft. Eles intensificaram sua pesquisa e desenvolvimento e chegaram em novembro de 2000 com o Piper Meridian.
Esses dois modelos oferecem o mesmo tamanho de cabine, a mesma velocidade de cruzeiro (260 KTAS) e o mesmo nível de voo (ambos podem subir para FL270 de um aeroporto ao nível do mar em cerca de 20 minutos). Finalmente, seu custo de aquisição é semelhante para modelos equipados de forma equivalente.
Meridian vs Jetprop: diferenças
As diferenças entre as duas aeronaves residem em três elementos: os sistemas, o motor e o peso/alcance.
Como o Jetprop DLX é uma conversão, alguns sistemas dependem fortemente dos sistemas originais Piper Malibu ou Piper Malibu Mirage, sistemas que às vezes podem ser complexos, mais antigos e exigir um piloto mais experiente. Com o Meridian, a Piper queria fazer um avião que fosse fácil para o piloto gerenciar, com sistemas que exigissem pouco ou nenhum gerenciamento: o sistema de combustível, por exemplo, não exigia intervenção do piloto e a segurança foi, portanto, melhorada.
Outra diferença diz respeito à porta contra gelo ou “ice door”, ausente no Piper Meridian. Consequentemente, essa proteção está sempre ativada ou “ON”, o que aumenta seu consumo de combustível em subida e cruzeiro.
O motor e o consumo de combustível também estão mostrando uma diferença. Nesse ponto, o Piper Jetprop é o “vencedor”.
De fato, para atingir o desempenho de um turboélice, o Piper Meridian tem um motor PT6-42A, que é derivado de uma série de motores maiores do que o PT6-34 / PT6-35 encontrado no Piper JetProp. O Meridian, portanto, consome mais combustível do que o Jetprop, especialmente em baixa altitude. (Meridian 40 gal/h vs Jetprop 32 gal/h) Ao lado disso, o Piper Jetprop é mais silencioso do que o Piper Meridian, tanto no solo quanto no ar.
Ambas as aeronaves têm limites de peso e alcance, o Piper Jetprop por usar menos combustível, tem um alcance um pouco melhor. A grande vantagem do Jetprop também é a área de bagagem dianteira, que pode facilmente transportar uma bolsa de golfe o que não é encontrado no Piper Meridian.
O que escolher?
A escolha é sua: se você quer uma aeronave de fábrica, que não foi modificada por um STC, então o Meridian é para você. Pelo contrário, se você prefere a eficiência de um turboélice e não se importa em ser o proprietário de uma aeronave modificada que custa menos, então o Jetprop pode ser considerado.
Concluindo, qualquer que seja sua decisão, ela sempre será a certa: o Piper Meridian e o Piper Jetprop são duas aeronaves excepcionais que foram projetadas para proprietários que buscam confiabilidade e potência.